-
Arquitetos: OBO Estudi
- Área: 1683 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Jordi Canosa
Descrição enviada pela equipe de projeto. A prefeitura de Sant Esteve de Palautordera, Barcelona, Espanha, decidiu renunciar ao campo de futebol de sua área esportiva para dar lugar a um novo espaço coberto multiuso que abrigasse todas as necessidades de seu crescente tecido social. O terreno, localizado em uma das extremidades do município, estava dividido em três terraços ou plataformas ocupadas por uma estrada na parte superior, um parque infantil intermediário e um campo de futebol separado por um talude totalmente inacessível que atuava como um "beco sem saída" urbano.
Apesar de a intenção inicial ter sido concentrar os esforços na construção do espaço coberto, o projeto partiu da necessidade de modificar a orografia do terreno para conectar as três realidades topográficas e relacioná-las tanto visual quanto ativamente. A inclinação da cobertura foi pensada no sentido de promover essa relação e convidar o usuário a se abrir em direção ao parque infantil. Como a disponibilidade econômica era limitada, os recursos precisavam ser otimizados para viabilizar a construção.
A alteração do talude do campo de futebol foi concebida enquanto um equilíbrio de terras que permitiu abrigar arquibancadas e uma escada que conecta as três plataformas. Essas arquibancadas, além de atuarem como contêiner de terra, abrigam a primeira linha de fundação da construção. Enquanto a linha intermediária de pilares é muito mais reduzida, a fundação da linha inferior aproveita a compacidade do terreno do antigo campo de futebol para formar uma fundação saliente que limita o espaço.
Optou-se por uma estrutura metálica de pilares formados por dois perfis industrializados separados que podem aumentar a inércia estrutural e ajustar o esforço material. Em seu eixo cartesiano, os pilares abrigam uma treliça que se adapta à topografia modificada do terreno e sustenta uma estrutura de vigas de madeira e uma simples grelha metálica que cobre todo o programa. A cobertura coleta as águas pluviais em uma drenagem contínua onde as trepadeiras devem crescer para proteger do sol do leste e canaliza a água excedente até o sumidouro existente que a conduz até o rio Tordera.
Além de um mero esforço econômico, o sistema estrutural leve, pintado de branco, pretende passar despercebido diante do espetáculo natural do Parque Natural de Montseny, com o qual o terreno do projeto faz divisa.